27 de set de 2008

LANÇAMENTO DO LIVRO: DELICADAS COREOGRAFIAS Instantânemos de uma terapia ocupacional



Flavia Liberman, autora da obra, coletou dezenas de depoimentos e estudos a fim de problematizar características da prática da terapia ocupacional e discutir seus conceitos. A autora analisa as delicadas coreografias de alunos e pacientes mostrando ser possível desenvolver maiores sensibilidades, mais atentas ao próprio corpo, ao pulso vital e aos contatos com o outro. 

Colorido e com capa dura, o livro analisa os procedimentos que envolvem o corpo, as abordagens corporais e a dança na prática clínica. Utilizando a interconexão entre texto e imagens, além da experiência clínica e de trabalhos em cursos de graduação e com grupos, a autora aborda de modo acessível contextos clínicos nos quais grupos vivenciaram uma série de propostas ligadas a criação, expressão e contato corporal.

Com aproximações entre terapia ocupacional e filosofia, educação e arte, a obra apresenta cenas e depoimentos de participantes que apresentam as ressonâncias do trabalho, deixando clara a importância de sistematizar e principalmente criar uma proposta singular pautada no encontro entre corpos.

Os estudos teóricos evocados pela autora, aliados à experiência, permitem aprofundar e ampliar conceitos e procedimentos na terapia ocupacional, mas também se configuram como ferramentas para a reflexão em outros campos de conhecimento.

Para mais informações sobre o livro, acesse o endereço http://www.gruposummus.com.br/detalhes_livro.php?produto_id=1119

Um comentário:

Keli Oliveira disse...

Olá!
Sou aluna do último ano do curso de psicologia e faço estágio numa instituição Caps. Como danço a muito tempo, me pediram para criar uma ofina de dança e, juntando a nossa psicologia eu e um colega esstamos tentando desenvolver uma oficina de corpo e movimento, com base também na sua tese, que achei muito boa!
Fiquei boba de ver o talento de vocês! Tenho que parabenizar e agradecer!
Vamos nos "vendo"!
Bjs